sexta-feira, 16 de abril de 2010

Voleibol masculino infanto estreia no Estadual

O voleibol masculino infanto de Blumenau (Soya/Blumenau/Furb/Barão) estreia nesta sexta-feira no Campeonato Estadual Infanto (17 anos). A primeira etapa será em Itajaí, no ginásio do SESC. Blumenau faz seu primeiro jogo nesta sexta, às 16 horas, contra Santo Amaro.

O time blumenauense conta com três jogadores convocados para integrar a Seleção Brasileira da categoria: Raul de Souza, Eder Levi Kock e Maurício Chiaparini. O time vem treinando diariamente, com carga horária de duas horas, com o objetivo de ser campeão da etapa de abertura. A segunda será em Blumenau, no próximo final de semana.

No sábado, Blumenau volta à quadra no mesmo horário, contra Pinhalzinho. Domingo encerra a participação ao meio-dia, se for campeão do grupo, diante do outro líder.

O Estadual Infanto conta com a participação de seis equipes, distribuídas em duas chaves. Blumenau está no grupo B. Na outra chave estão: Itajaí, Jaraguá e Chapecó.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Vôlei masculino lidera estadual mirim



O voleibol mirim masculino de Blumenau (Soya/Blumenau/Furb/Barão) lidera o Campeonato Estadual, após a realização da primeira etapa. A Escola Barão recebeu os jogos.

Blumenau venceu seus três compromissos por 3 sets a zero: Santo Amaro, na sexta; Timbó e Rio do Sul, no sábado. Soma seis pontos, seguido por Santo Amaro, com seis. A categoria está sendo disputada em chave única.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Estadual mirim de vôlei masculino inicia com etapa em Blumenau

Com o término da vitoriosa participação na Superliga, o voleibol masculino volta-se agora para as competições estaduais, começando pelas categorias de base. Nesta sexta e sábado, dias 09 e 10 de abril, o ginásio da Escola Barão do Rio Branco será sede da primeira etapa do Campeonato Estadual Mirim (até 15 anos), com a participação do Soya/Blumenau/Furb/Barão e mais três equipes. A entrada é franca.

Blumenau abre a competição, estreando contra Santo Amaro da Imperatriz, às 16 horas. Timbó e Rio do Sul fazem o jogo de fundo, às 17h30min. No sábado, a programação começa às 9 horas com Rio do Sul e Santo Amaro. Blumenau joga às 10h30min com Timbó, e fecha a participação às 17h30min, diante de Rio do Sul.

Blumenau não participou do estadual desta categoria no ano passado, mas é apontada como uma das favoritas ao título, ao lado de Rio do Sul.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Vôlei masculino de Blumenau encerra participação na Superliga contabilizando resultados positivos
















Fotos de Eraldo Schnaider (Comunicação da FMD) e Alexandre Arruda (CBV)

Time foi o que mais venceu em tie-break e
reuniu umas das maiores médias de público


O voleibol Masculino de Blumenau (Soya/Blumenau/Furb/Barão) encerrou sua participação na Superliga 2009/2010 contabilizado inúmeros resultados positivos. A vitória de 3 a 0 sobre a tricampeã e líder Cimed e a 11ª colocação na competição, com uma rodada de antecedência, foram resultados além do planejamento inicial, resultando perspectivas otimistas para a temporada 2010/2011 da Superliga.

Em quadra, Blumenau foi o time que mais venceu jogos no tie-break. Foram sete vitórias em 11 confrontos decididos no set de desempate – aproveitamento 63%. Dos jogos perdidos no quinto set, apenas um foi em casa. Com 44 pontos ganhos em 32 jogos, o time venceu 12 vezes – sendo nove em seus domínios, diante da torcida, onde só perdeu para sete das oito equipes que estão nas quartas-de-finais. Venceu a Cimed, líder da competição, por 3 a 0. “E a maioria das derrotas em casa ocorreram nos detalhes. Foram jogos de muito equilíbrio”, comentou o técnico André Donega. Fora de casa, o Soya/Blumenau superou Volta Redonda, Vitória e Brasília.

Blumenau teve o oitavo melhor bloqueio da Superliga, com 19,72% de sucesso. Seu ataque foi o 12º mais eficiente (27% de eficiência). Mesmo posicionamento para o saque, com 3,75% de aproveitamento.

Individualmente, as estatísticas da CBV incluem três atletas de Blumenau. O cubano Dariel Garcia Cortina foi o quinto maior pontuador da competição, marcando 441 pontos (388 no ataque). O mais eficiente no ataque foi o ponteiro Marcos Cordeiro, com 31,33% de eficiência. Ele aparece na 10ª colocação nesse fundamento. Outro atleta que apareceu nas estatísticas individuais foi o meio de rede Juliano Bendini, em 10º lugar no bloqueio, com 18,37% de percentual de sucesso.


O apoio da torcida

O torcedor vestiu a camisa e se transformou no sétimo jogador de Blumenau. Foi um dos grandes trunfos para as vitórias em casa. Começou tímida, mas foi aumentando gradualmente, empurrando o Soya/Blumenau e sendo fundamental nos momentos mais importantes da vitoriosa campanha em seus domínios.

A média total de ocupação do Galegão foi de 52%, ao longo dos 16 jogos. Percentual construído, principalmente, a partir do returno da competição, respondendo por 66% das 25.294 pessoas que compareceram aos jogos.

O maior público foi registrado contra o Pinheiros/Sky, com 3.432 pessoas assistindo, incluindo crianças menores de 12 anos. Elas são beneficiadas com a gratuidade no ingresso, de acordo com o regulamento da competição, desde que acompanhadas de um responsável maior de idade.

O último jogo, com a Cimed, foi o que teve o segundo maior número de torcedores: 2.161 pessoas. O menor ocorreu no segundo compromisso em casa, no dia 05 de dezembro, diante do Sada/Cruzeiro. Disputa onde faltou pouco para Blumenau vencer um dos favoritos ao título da Superliga. Ele foi assistido por 837 torcedores.


Ações promocionais

As ações promocionais mobilizaram o torcedor blumenauense, antes e durante os jogos. Na promoção “Time do Coração”, a Soya incentivou os torcedores a vestir a camisa da equipe. Quem comprasse produtos da marca e ingressos para os jogos, recebia camisetas personalizadas.

Ao chegar ao ginásio, o torcedor também era contemplado com bate-bates infláveis e podia participar do sorteio de brindes e produtos dos patrocinadores. Toda a animação em quadra, nos tempos técnicos e intervalos dos sets, eram de responsabilidade do professor João Batista Melo Alencar, da Escola Barão do Rio Branco. Foram distribuídos aproximadamente, nas duas promoções cerca de 5.000 camisetas e 3.000 pares de bate-bate infláveis. Quem preferia vestir a camisa oficial do time tinha a opção de comprar.

Para participar dos sorteios, o torcedor preencheu cupons personalizados. Os dados foram tabulados, dando origem a um banco de dados e a um catálogo de endereços virtuais que permitiram uma aproximação ainda maior do time com a torcida. “Essa ferramenta será fundamental em todas as competições e eventos coordenados pela Fundação Municipal de Desportos”, antecipou Sérgio Vieira Galdino, presidente da entidade.

A promoção dos jogos contou com outras ações, a exemplo do flyer promocional que permitia desconto de 50% no valor do ingresso. O desenvolvimento e a impressão das 32.000 peças, para os 16 jogos, contaram com o apoio Blucredi e a Soya. O bônus também era disponibilizado no formato digital, distribuídos pelas redes sociais e por e-mail. Cartazes, banners afixados em locais estratégicos, carro de som, sorteio de ingressos, visitas em escolas e locais de grande movimentação, complementaram as ações.


Redes sociais na internet

Além de traçar o perfil do torcedor que foi aos jogos do vôlei, a Fundação Municipal de Desportos não mediu esforços para desenvolver uma aproximação por meio das redes sociais virtuais, pela internet. Foram criados endereços exclusivos de orkut, blog, twitter e álbum de fotos para o time do Soya/Blumenau/Furb/Barão.

A possibilidade de interagir de forma rápida com o time, no acompanhamento de toda campanha, com mensagens de apoio, encaminhamento de dúvidas e a participação em ações promocionais pela internet, caiu nas graças do torcedor blumenauense. Para se ter uma idéia, o blog da equipe havia registrado 6.376 visitas até o feriadão de Páscoa.

O álbum de fotos, coordenado pelo fotógrafo Eraldo Schnaider, da FMD, tinha contabilizado 21,5 mil visualizações até o dia 02 de março, após o confronto contra o Sesi(SP). Número que deve dobrar até o término da Superliga. Somente as fotos do jogo contra São Caetano foram vistas 4.067 vezes.

Pelo twitter, 401 seguidores puderam acompanhar, em tempo real, o desempenho do time nos jogos dentro e fora de casa. Foram mais de 700 retuites aos mais de 1.300 twetts salvos ao longo dos últimos cinco meses.

Mas a principal ferramenta de interatividade foi o Orkut do Soya/Blumenau/Furb/Barão, com 708 pessoas adicionadas e cinco comunidades montadas por seguidores, com 681 adicionados. Ação que gerou a promoção “Liga de Torcedores Soya”. A promoção incentivou e premiou torcedores que montassem comunidades, dividida em três etapas e uma etapa final, onde aquele que tivesse mais pessoas adicionadas vencia. A ganhadora foi Taionara Cristine Suavi, a Tay, de apenas 19 anos, estudante do curso de tecnologia em informação na Furb.

Como prêmio ganhou ingressos para todos os jogos, a camisa oficial e produtos Soya, na primeira etapa, quando foi a primeira a alcançar 200 pessoas na comunidade. Na etapa final, com uma comunidade de 500 pessoas, ganhou o direito de fazer uma foto com toda a equipe. O outro prêmio será um jantar, com direito a acompanhante (sua irmã) com um jogador de sua preferência. Ela escolheu o cubano Dariel.

O aumento na interatividade, por meio das redes sociais contribuiu, para criar uma forte identidade e uma sintonia da torcida com o time. “Basta verificar o volume de recados deixados em nossos canais de comunicação, após cada jogo. Impressiona”, comentou o jornalista Giovani Vitória, gerente de comunicação da Fundação Municipal de Desportos, comprovado pelo aumento de público, especialmente a partir do returno da Superliga. “Apenas utilizamos as ferramentas disponíveis para massificar as nossas ações”, resumiu.

Em mídia espontânea, o Soya/Blumenau também alcançou números acima previsões iniciais. Somente no primeiro turno, os números iniciais indicavam um retorno de R$ 3,3 milhões. Somente em TV, até o confronto com a Cimed, no primeiro turno, foram geradas quase 75 horas de notícias, somando as transmissões dos jogos, reportagens, notas cobertas e ações promocionais. Mesmo assim, se buscou ampliar as parcerias com os veículos de comunicação, mesmo com poucos recursos para se aplicar em mídia. A meta é ampliar essa aproximação e aumentar os investimentos na próxima temporada.


Acesse nossos canais de Comunicação:

ORKUT: www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=7555395422502409697
TWITTER: twitter.com/soyablumenau
BLOG: www.soyablumenau.blogspot.com/
ÁLBUM DE FOTOS: www.picasaweb.google.com.br/soya.blumenau

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Assista o vídeo produzido para homenagear o VOCÊ, o nosso sétimo jogador em quadra




AMIGO TORCEDOR!


Acesse nosso orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=7555395422502409697) e assista o vídeo produzido para homenagear o VOCÊ, o nosso sétimo jogador em quadra, que vibrou, torceu e nos ajudou a permanecer na elite do voleibol brasileiro.

Obrigado pelo apoio e Parabéns a todos!

Em breve, tem mais.

Se preferir, acesse o link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=hI00pJton_s

Veja também: o vídeo motivacional dos atletas do vôlei masculino de Blumenau (SOYA/Blumenau/Furb/Barão), exibido na preleção, no vestiário, antes da esmagadora vitória de 3 a 0 sobre a Cimed, no dia 01 de abril, no Galegão: http://www.youtube.com/watch?v=oS8RxvjlXA8



EQUIPE SOYA/BLUMENAU/FURB/BARÃO
COMUNICAÇÃO DA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE DESPORTOS DE BLUMENAU